!!! Pegada na Lua !!!

!!! Pegada na Lua !!!

!!! Eagle e Aldrin!!!

!!! Eagle e Aldrin!!!

!!! Armstrong e Aldrin !!!

!!! Armstrong e Aldrin !!!

!!! Descendo na Lua !!!

!!! Descendo na Lua !!!
Aldrin

!!! Eagle levando Armstrong e Aldrin

!!! Eagle levando Armstrong e Aldrin

!!! Pegada de Aldrin na Lua !!!

!!! Pegada de Aldrin na Lua !!!

!!! Aldrin na Lua !!!

!!! Aldrin na Lua !!!
Veja Armstrong: no reflexo do capacete

!!! Chegada a Terra !!!

!!! Chegada a Terra !!!
Pouso nada confortávewl

!!! Hoje: Os Astronautas da Apollo 11 !!!

!!! Hoje: Os Astronautas da Apollo 11 !!!

!!! Homem na Lua !!!

!!! Homem na Lua !!!

Viagem á Lua

No dia 20 de julho de 1969, há exatamente 40 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez.
A missão foi denominada como Apollo 11 participando dessa incrível experiência os astronautas: Neil Armstrong, Eddwing Buzz Aldrin e Michael Collins. Só que apenas Aldrin e Armstrong, tiveram o privilégio de pisarem na lua pela primeira vez.

Tempo de Viagem:
Desde o lançamento até à chegada a lua, a missão durou quase 103 horas

O que os astronautas perceberam na lua em relação ao 5 sentidos?
A Revista Seleções perguntou a Aldri "Buzz" como seus cinco sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar) perceberam as características lunares. Confira:
1. Visão: “Foi na fase de aproximação, no momento de entrar em órbita, que verdadeiramente descobrimos a Lua. Sua superfície era acidentada, sulcada, com crateras enormes. Uma visão surreal!”

2. Olfato: “A poeira da Lua tem um cheiro de carvão ou pólvora. É claro que as amostras que pegamos eram sem cheiro porque ficaram guardadas em caixas. Mas a poeira das roupas espaciais, assim que expostas ao oxigênio da cabine, exalava aquele estranho cheiro de queimado.”

3. Audição: “Rapidamente nos acostumamos com os sons dentro da espaçonave; era como se não existissem … Mas ouvíamos o tempo todo, pelos capacetes, as mensagens da Terra”.

4. Paladar: “Tínhamos uma lista tão grande de tarefas a cumprir que a pressão do trabalho nos impediu de notar o gosto das coisas. Entretanto, recordo especialmente a minha primeira refeição de volta à Terra: um bife suculento, sorvete e uísque.”

5. Tato: “Quando saí da Apolo11, a rigidez das luvas me impediu de sentir qualquer coisa. Não conseguia nem mexer os dedos. Mas a principal sensação era outra, era a maciez e a leveza com que meus pés pisavam o chão. Nunca andei tão de leve…”

O Mundo Recebe as Primeiras Pbservações Sobre a Lua

“Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”, disse Armstrong, com a voz entrecortada, ao deixar a marca de seu pé esquerdo no pó lunar, às 23h56min20s de Brasília. A frase marcaria para sempre o século XX.

“A poeira adere às botas como uma fina camada de carvão”, constatou o comandante da Apollo 11, que tropeçou na escada e por muito pouco não deixou a marca das mãos, antes do pé, no solo da Lua".
Vinte minutos depois, Aldrin juntou-se a ele, descendo saltitante as escadas do módulo lunar. “É lindo e desolador”, disse o piloto, cujo primeiro desejo na Lua foi o de fazer xixi, o que fez em um tubo conectado a pequenas bolsas, única forma de os astronautas se aliviarem.

Tempo de Permanencia na Lua

Armstrong e Aldrin passearam por duas horas e dez minutos na Lua, movendo-se desajeitadamente, por causa da baixa gravidade. Fincaram uma bandeira dos Estados Unidos e deixaram uma placa, levada no trem de pouso da Eagle, onde se lia:
“Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”. Abaixo, as assinaturas dos três astronautas e a do então presidente norte-americano, Richard Nixon.

Fonte:

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/ciencia/2009/07/20/NWS,494678,4,250,NOTICIAS,766-PRIMEIRA-VIAGEM-LUA-COMPLETOU-ANOS-QUEM-ACREDITE.aspx

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1391553

http://www.bellaitalia.tur.br/?gclid=CNOF9NqaqZwCFVRM5Qodq0GPkw

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2009/07/17/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=119156/em_noticia_interna.shtml
http://blog.uncovering.org/archives/2009/07/primeiro_homem_lua.html

Fotos:
http://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/lunar/apollo11.html

http://www.geocities.com/ResearchTriangle/Lab/6116/apollo11.html


Para Saber Mais Sobre a História da Conquista á Lua

O site http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/SP-4214/contents.html descreve toda a missão Apollo 11. ( em Ingles) com o título:

"Where No Man Has Gone Before: A History of Apollo Lunar Exploration Missions"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Viagem a Lua - 40 Anos |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.